5 estratégias para vender bem no fim do ano

Publicado por Thallita Bezerra em 29/9/2021

Ontem uma marca veio me perguntar como ver as vendas de dezembro de 2020 e despertei: já estamos no fim de 2021! É hora de pensar nas estratégias para tirar o máximo de proveito das vendas e do período, e aqui dou algumas dicas:

1- avalie como foram as vendas do último fim de ano

Esse é um exercício excelente para lojas e marcas. Quais produtos foram sucesso de vendas no último fim de ano? Quais ficaram parados nas vitrines? Quais ações tiveram bons resultados? Quais dias foram os campeões de vendas? É hora de planejar a produção para o fim de ano e nada como olhar para o passado para ter um norte.

Dica para lojas: voltem no dashboard de dezembro de 2020 e observem quais marcas foram as campeãs de vendas, quais dias tiveram maior volume de vendas, quais os produtos mais vendidos. Assim, já dá para planejar os dias de abertura da loja e as ações com as marcas para capricharem nesse fim de ano também!

Dica para as marcas: consultem a curva ABC e o extrato do final de ano passado, assim vocês saberão quais produtos foram mais vendidos e poderão ter uma produção mais assertiva esse ano. A loja não usava o Collaborative ano passado? Tudo bem! Veja se você recebeu alguma planilha das vendas no seu e-mail!

2- divulgação

Depois de descobrir o que vende bem e o que não no fim do ano, é hora de planejar ações para alcançar e encantar o seu público. Que tal um tema para linkar os produtos da loja ou convencer o seu cliente a ter um natal manual ou artesanal ou slow? Solte a criatividade, se reúna com as marcas e pense em oferecer para o cliente uma experiência complementar e única!

3- facilidade

Ainda estamos em uma pandemia e sabemos que no fim de ano o aumento de vendas e circulação de pessoas acontece. Como facilitar que meu cliente escolha/compre na loja? Além do e-commerce ou catálogos de produtos online, incentivar que os clientes que preferem loja física já façam listas de desejos/compras, pode ser uma boa pedida para agilizar o atendimento e diminuir o fluxo de pessoas na loja. Quem prefere loja física deve ser surpreendido pela organização, cores, cheiros. Capriche nas sensações e proporcione compras inesquecíveis!

Facilidade de pagamento também pode atrair clientela. Divulgar as formas de pagamento aceitas na loja e os preços dos produtos, pode atrair clientes que às vezes acham que o produto tem um custo fora das suas possibilidades ou que as formas de pagamento não são flexíveis. Pensar em horários diferenciados para esse período também é uma boa.

4- brindes/kits/descontos progressivos

Fim de ano é tempo de presente, e que tal dar uma lembrancinha para os clientes? Não precisa ser algo caro, como já comentei em outro post, pode ser uma frase impressa num papel durinho que a pessoa possa emoldurar ou sais de banho que você pode preparar. Aí é deixar a criatividade rolar e pensar em brindes e lembranças de preferência instagramáveis, assim, além da fidelização a sua loja ganhará propaganda.

Se for pensar em descontos nesse período, dê preferência para os descontos progressivos, pois pode fazer com que os clientes comprem os presentes para toda família em sua loja.

5- pré-venda, atendimento e pós-venda

já imaginou caprichar no atendimento antes mesmo do cliente ir na loja comprar? Que tal enviar um email falando da campanha de natal da loja, ou sms desejando boas festas e se fazendo ser lembrado?

No atendimento, capriche no conhecimento sobre o produto, é fácil identificar a história da marca e do produto na loja? Se a resposta é não, na hora do atendimento essas histórias são contadas?

Aproveite o pós venda para fidelizar o cliente. Além do agradecimento, se prepare para muitas trocas, que são comuns nesse período.


Artigos relacionados


comments powered by Disqus