Criando um catálogo com o Feed RSS

Como criar um catálogo automático para o instagram compras

Publicado por Thallita Bezerra em 3/5/2021

O instagram mudou e agora na barra de navegação existem duas novas abas: reels e shop(compras). ⁣ ⁣ Essas funcionalidades já vinham sendo aprimoradas, e a plataforma quer consagrar o recurso shop como uma prioridade. Através desse canal, além de ver com mais facilidade os produtos das lojas que seguem, os usuários também receberão recomendações de marcas e produtos de acordo com os seus interesses. O instagram já é uma grande vitrine e agora, aparentemente, pretende investir nessa linha! ⁣ ⁣ Lembrando que para participar do shop a loja precisa criar um catálogo no facebook. Esse catálogo pode ser alimentado manualmente ou automaticamente usando ferramentas como o pixel ou feed RSS.

Nesse tutorial, vamos aprender como criar um catálogo com o feed RSS.

Vamos usar de exemplo esse domínio:

https://minhaempresa.deliverycolaborativo.com

1- O primeiro passo é adicionar /api/feedcsv no fim do domínio. Meu exemplo ficaria assim:

https://minhaempresa.deliverycolaborativo.com/api/feedcsv

2- abra o business facebook e clique em adicionar catálogo.

catalogoface1

3- em selecionar tipo, escolha “comércio eletrônico” e clique em avançar.

catalogoface1

4- Em definir configurações, habilite carregar informações de produto e clique em criar.

catalogoface1

5- O seu catálogo foi criado e agora vamos configurá-lo para ser alimentado automaticamente. Nessa tela clique em “ver catálogo”.

catalogoface1

6- clique em “fontes de dados” > e em adicionar itens escolha ‘Data Feed’. Clique em avançar

catalogoface1

7- na tela de “fontes de dados”, escolha “Usar um URL ou o Planilhas Google” e insira a url com o /api/feedcsv no fim do seu domínio. Clique em avançar.

catalogoface1

8- Na tela “confirmar configurações”, é possível criar um nome para a sua fonte de dados, escolher a moeda padrão que aparecerá nos preços dos produtos e definir a frequência que o catálogo será atualizado. Clique em carregar e aguarde a operação ser realizada.

catalogoface5

O catálogo será criado e se você já solicitou a ativação do instagram compras, ele já deve estar disponível para marcação no instagram.

catalogoface8

Em alguns casos, o facebook solicita também a verificação do domínio do seu e-commerce, para isso, consulte esse artigo.


Artigos relacionados


comments powered by Disqus