O extrato é o relatório onde o Collaborative acumula as vendas das marcas para os repasses. Todo dia 01, o sistema gera um novo extrato para acumular as vendas das marcas no novo mês.
Se a loja trabalhar com repasses mensais, todo último dia do mês, depois do expediente, é o dia de fechar o extrato.
Caso a loja trabalhe com outras datas, com pagamentos semanais, por exemplo, a loja precisa fechar o extrato toda semana.
É possível fechar ou reabrir um extrato a qualquer momento. Para isso vá em extratos > clique no extrato desejado > botão com 3 pontos > fechar extrato ou, se o extrato estiver fechado, reabrir extrato.
O sistema calcula o extrato da seguinte forma:
Toda vez que é realizada uma venda no sistema, o Collaborative inclui essa venda no extrato já calculando a comissão da marca e descontando a comissão da loja.
Caso a loja repasse as taxas de cartão para as marcas, o sistema também vai calcular esses valores, lançando em negativo o valor da taxa da forma de pagamento.
Depois o sistema vai calcular os valores de estornos por trocas ou devoluções, aluguéis, taxas extras, e o que mais houver.
Ao clicar na seta para mostrar mais informações, é possível detalhar:
1– formas de pagamento (uma venda, inclusive, pode ser paga em mais de uma forma de pagamento).
2- taxas de formas de pagamento.
3- estornos por troca (esse estorno visa zerar o valor da comissão do produto devolvido pelo cliente).
4- estornos de taxas de pagamento (quando o produto é devolvido a taxa pode ser estornada, caso seja uma devolução ou uma troca por produto de outra marca).
Entendendo o extrato
Se a venda for paga em mais de uma forma de pagamento, essas informações constarão no extrato e para consultá-las basta clicar na seta na primeira coluna do extrato:
Observem que nesse exemplo, uma parte da venda foi paga pela integração com o SPLIT da EVO, então já vem marcado como pago no sistema.
Quando há uma ou mais trocas onde não foi identificado a venda na hora da troca, o estorno pelo produto devolvido pelo cliente aparece na linha rosa no começo do extrato, depois do aluguel. Para ver detalhado, clique em cima da linha.
Se o aluguel for pré-pago (a marca faz o pagamento para a loja antecipado e esse valor não é descontado das vendas) vai aparecer assim no extrato, só a caráter de informação:
Se a troca for realiza no mesmo mês da primeira venda, constará no extrato da seguinte forma:
Nesse exemplo, as taxas de cartão também são repassadas para a marca, e com o cancelamento da venda também há o cancelamento da cobrança da taxa.
Os estornos são lançados no extrato para anular os valores.
Módulo SPLIT
Se o módulo split estiver ativado, no extrato aparecerá a coluna PAGO com uma caixa de seleção. Quando um pagamento for feito pelo SPLIT, o sistema marcará como pago automaticamente.
Quando a loja fizer o pagamento de vendas pagas com dinheiro, por exemplo, pode informar quando fizer o pagamento para a marca clicando na caixa de seleção, ou, caso deseje marcar todas as vendas como pagas, botão com 3 pontos > marcar como pago. Esse processo pode demorar um pouco, aguarde na tela.
No fim do extrato também aparecerá um resumo contabilizando quanto em real foi pago para a marca por SPLIT e quanto foi/será pago manualmente.
Artigos relacionados
comments powered by Disqus