Boas práticas para marcas

Para vender numa loja colaborativa não basta deixar os produtos na loja

Publicado por Thallita Bezerra em 9/2/2021

Para vender numa loja colaborativa não basta deixar os produtos na loja, se você tem uma marca, por mais interessante que ela seja, precisa fazer a sua parte para ter sucesso nas vendas. O primeiro passo e mais importante é escolher a loja colaborativa.

1- Escolha da loja

A primeira boa prática é escolher uma loja que dialogue com o seu público, é necessário entender que público a loja desejada atende e atrai. Se o seu produto é artesanal, feito à mão, você possivelmente não vai ter sucesso vendendo em uma loja que revende roupas de onde não se conhece a origem de produção, isso porque o público que possivelmente frequenta essa loja não se interessa por essa temática. O inverso também acontece, se você revende roupas e não sabe como essa roupa é produzida, não tem controle sobre a cadeia de produção, vai ter mais dificuldades em conseguir vender em uma loja colaborativa que levanta a bandeira de comércio local e artesanal.

Depois de encontrar uma loja que vai de encontro com as bandeiras levantadas por sua marca, vamos para o passo 2.

2- Espaço físico

Para muitas marcas, vender em um espaço físico é um sonho distante, mas que se torna possível quando esse espaço é compartilhado. Apesar do espaço ser da loja, normalmente a marca tem uma arara, nicho ou prateleira, e deve, dentro do possível, dar a cara da marca a esse local. Quando um cliente entra na loja, o que atrai ele para o seu espaço? Você sabe que seu produto é incrível e você precisa passar isso para os consumidores. Como você não está na loja, deixe o seu espaço sempre organizado, coloque elementos que valorizem os produtos, capriche nos rótulos adicionando todas as informações importantes do produto. Coloque-se sempre no lugar do seu cliente e pense no que ele gostaria de encontrar e ver.

3- Reposição

Se a loja possui um sistema que permite o acompanhamento das vendas em tempo real, o aproveite para planejar as reposições e não deixar que o produto que é o seu sucesso de vendas falte na loja. Lembre-se: falta de estoque é perda de chances de venda. É importante pensar também em sempre trazer novidades, se atentar a datas comemorativas e planejar a produção para ter novidades e produtos temáticos nesses momentos.

4- Redes sociais

Os seus clientes precisam saber onde encontrar o seu produto, avise onde você vende! A marca pode adicionar na bio do instagram o ponto de venda, pode marcar a loja nas publicações e nos stories, e pode ainda, caso não tenha site próprio, cadastrar no compras do instagram o e-commerce da loja, isso faz com que o seu cliente vá direto para o seu produto e descubra mais sobre ele.

5- E-commerce

Pensando no e-commerce citado no último ponto, capriche nas fotos dos produtos, coloque uma descrição simples e clara, e no texto descritivo dê mais informações sobre os itens, como tamanho, cor, ingredientes, tecidos, como cuidar… quanto mais informações sobre os produtos menores as chances do cliente se arrepender da compra e querer devolvê-lo.

6- Participe

Quando se faz parte de uma loja colaborativa, se conhece muita gente bacana e talentosa que na maioria das vezes está disposta a compartilhar o que sabe. Participe dos eventos, se envolva com o que a loja cria, participe de campanhas, troque experiências. Aproveite o networking para aprender e crescer! Toda vez que for na loja peça um feedback para os vendedores sobre o que as pessoas estão achando dos seus produtos, o que mais atrai, o que não gostam. Também é válido criar um material explicativo para distribuir para os vendedores ou mesmo explicar ao vivo pontos importantes para que eles saibam repassar para os clientes.


Artigos relacionados


comments powered by Disqus