Inovação no mercado colaborativo

Publicado por Thallita Bezerra em 25/3/2024

Lojas colaborativas são negócios inovadores. É certo que hoje existem mais lojas colaborativas no Brasil, mas esse modelo de negócio é recente. Ainda existem muitas dúvidas de como se criar, manter e gerir uma loja colaborativa. Mas isso não quer dizer que não exista espaço para inovação, muito pelo contrário.

São tempos difíceis para o comércio local e autoral. Como ter a preferência da clientela competindo com preços e produtos da shein e aliexpress, por exemplo? Para conseguir acompanhar e competir com esse mercado é obrigatório inovar.

Inovar no modelo de negócio

Planejar o modelo de negócio ou aperfeiçoamento do modelo já existente, visa enxugar custos e conseguir um melhor desempenho.

Para ampliar o público e a presença digital, por exemplo, pode-se criar um e-commerce. Para facilitar que o cliente encontre o produto que deseja e tenha informações sobre ele, é possível integrar o e-commerce ao instagram.

Para aliviar a carga tributária e diminuir custos, a loja pode migrar para o modelo de split fiscal.

Inovar no produto

O que uma empresa local pode ter de diferencial para competir com empresas globais que conseguem praticar preços baixos?

1- Qualidade

Esse é o diferencial mais óbvio, opte por produtos com uma qualidade superior a encontrada em sites como shein. Na hora da curadoria, leve em consideração o público que deseja atingir e os produtos e marcas que interessam a esse público.

2- Conexão

O que existe de local que evoca raiz, que se conecta com as lembranças e o sentimento dos clientes? Como trazer isso para o seu negócio? Através de uma estampa, um cheiro, uma edição especial, um sabor, um formato.

Inovar no processo

1- Presença digital

Os principais meios que levam o seu cliente para o seu e-commerce são as redes sociais. As redes sociais são um termômetro de como a empresa é percebida pelo público. Alimente, crie e teste conteúdos que mantenham a clientela próxima e interessada. Além disso, é tendência de inovação no marketing o varejo virtual reativando o varejo real, ou seja, a cliente se interessa pelo produto online mas vai até a loja comprar presencialmente.

2- Entregas

Trabalhe no aperfeiçoamento do que é entregue para o cliente tanto na compra física quanto na compra online. Como o cliente recebe o produto? Se compra online, recebe em quanto tempo? Como é possível surpreender? Capriche nas sensações e proporcione compras inesquecíveis!


Artigos relacionados


comments powered by Disqus