O primeiro passo para criar o e-commerce é ativar o módulo delivery, clique aqui para saber como ativar.
Assim que o módulo for ativado, aparecerão as seguintes opções no menu do sistema:
1- Delivery > configurações
É nessa tela que configuraremos o domínio, formas de entrega, formas de pagamento e plugins.
Acessibilidade
O primeiro botão ‘público’, quando ativo publica o site e o deixa disponível para acessos.
Nessa tela vamos configurar o domínio a ser usado. É possível usar um subdomínio do Collaborative ou usar um domínio próprio.
Importante: ao escolher usar um subdomínio, lembre-se que não é possível usar acentos, caracteres especiais ou espaços.
Digite o subdomínio que deseja e clique enter.
O sistema alertará se é possível usar esse subdomínio ou se ele já está em uso.
Caso opte por usar domínio próprio, clique aqui para entender como configurá-lo.
Agora é hora de escolher o título principal do seu site. Ele será exibido na barra do topo do site, como no exemplo abaixo:
Quando acabar as configurações de acessibilidade, clique no botão SALVAR e vamos para os próximos passos.
Entrega
Em entrega vamos configurar as opções de entrega que a sua loja trabalhará.
O primeiro botão, permite que você escolha se vai obrigar que o cliente cadastre o CPF no ato da compra.
O módulo delivery do collaborative possui 7 opções de entrega.
1- Retirada na loja
Nessa opção, o frete é gratuito para o cliente e a loja deve entrar em contato para combinar dia e horário da retirada
2- A combinar
Nessa opção o frete também não será cobrado pelo site, devendo o lojista entrar em contato para combinar o frete e pagamento.
3- Limitar entrega por CEP
Para quem optar em não vender em todo o país, é possível limitar a opção de compra pela faixa de CEP. Quando ativo, o cliente com CEP fora da faixa configurada, não conseguirá realizar pedidos no site.
4- Frete fixo geral
Essa opção permite que seja cobrado um valor único para entregas. Quando ativo, todas as outras opções de entregas são desativadas.
5- Lista personalizada
Nessa opção é possível criar regras exclusivas de taxas de entrega, por quilômetro de distância, região, bairro, e o que sua criatividade e necessidade permitir.
6- Correios
Essa opção permite que as entregas dos pedidos sejam calculadas de acordo com as especificações dos correios, para sedex e pac.
Importante: para o cálculo do frete ser feito automaticamente e aparecer para o cliente, é necessário cadastrar medidas e peso dos produtos. Também é importante adicionar CEP de origem para o cálculo e prazo de postagem.
Ainda é possível adicionar uma conta de contrato com os correios, para aplicar taxas de cálculo negociadas.
7- Melhor envio A integração com o Melhor Envio permite que o cliente consiga ter o valor do frete para os serviços de entrega intermediados pela Melhor Envio, já que cota simultaneamente o frete com diversas transportadoras. Eles oferecem um painel de controle de pedidos exclusivo com várias ferramentas que agilizam o fluxo de envios de encomendas, gerando, inclusive, etiquetas! Para entender como configurar o melhor envio, clique aqui
Depois de escolher as opções de entrega da sua loja colaborativa, clique no botão SALVAR.
Pagamento
1- A combinar
Nessa opção o cliente fará o pedido e o lojista deve entrar em contato para combinar o pagamento.
2- Transferência
Ao habilitar essa opção, o sistema exibirá um campo onde deve ser adicionado os dados bancários para transferência. Assim, na hora de finalizar a compra, o cliente visualizará os dados bancários para transferência e em seguida você deve entrar em contato para confirmar o pagamento.
3- Pagseguro
Para ativar o pagseguro é necessário ter uma conta no pagseguro. Ao habilitar essa opção de pagamento, preencha os campos com o e-mail usado na pagseguro e cadastre o token de integração. Para gerar o token, em sua conta do pagseguro vá em -> vendas online -> integrações ou clique no link que está no campo Token*.
4- Pagar.me
Importante: caso queira trabalhar com PIX, é necessário solicitar a habilitação do Pix no pagar.me, pelo chat. Se optar por usar o pagar.me como forma de pagamento, automaticamente cadastrar o CPF será obrigatório para os clientes do e-commerce.
Preencha os campos de API key e criptografia. Para gerar esses dados, vá em pagar.me -> configurações -> API Keys, ou clique no link que está no campo API Key*.
Importante: caso queira trabalhar com PIX, é necessário solicitar a habilitação do Pix no pagar.me, pelo chat.
Também é possível escolher se quer repassar as taxas do parcelamento para o cliente, ou se deseja absorver as taxas dessas parcelas.
Ao finalizar a configuração do pagamento do seu e-commerce, clique em SALVAR.
Plugins
1- Google Analytics
Sistema de monitoramento de tráfego mais utilizado do mundo, é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.
2- Pixel do facebook
O Facebook Pixel é uma ferramenta analítica que o Facebook disponibiliza para ajudar a mensurar o sucesso de uma campanha patrocinada a partir de um código inserido em cada página de seu site.
Avançado
A tema-tag pode ser usada para verificar o seu domínio no facebook. Para entender como, clique aqui.
Artigos relacionados
comments powered by Disqus