E esse tal de NCM?

O que é e para que serve

Publicado por Thallita Bezerra em 20/1/2021

Quando a marca cresce junto com a loja ou começa a fazer parte de uma loja que emite nota/cupom fiscal, se depara com um novo universo que à primeira vista parece bem complicado: o fiscal.

Apesar das maiores responsabilidades ficarem a cargo da loja, no Collaborative, por exemplo, a marca precisa adicionar NCM (Nomenclatura comum do Mercosul) nos produtos e em alguns casos, precisa também emitir nota de remessa.

Hoje vamos nos atentar ao NCM, que é um código de oito dígitos usado para identificar a natureza dos produtos comercializados nos países que fazem parte do Mercosul(Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina). Esse código é usado em notas fiscais para calcular os tributos incidentes na comercialização de produtos.

Dentre os impostos calculados estão:

  1. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  2. II (Imposto de Importação);
  3. ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Quando o NCM é cadastrado incorretamente, pode causar problemas na hora da venda já que o cupom fiscal será rejeitado, atrasando toda a operação e causando até desistências de compras. Há ainda a possibilidade de multas serem aplicadas!

Para encontrar o NCM, busque em listas como essa o seu produto, ou no próprio google.

Exemplo: vamos supor que você venda camiseta de algodão.

Digite no campo pesquisar “camiseta”

NCM

Observe que aparecerão algumas opções de NCM, e é só escolher a que mais se adequa ao seu produto, nesse caso o NCM 61091000.

Para buscar no google, digite o seu produto + NCM, no nosso exemplo: CAMISETA DE ALGODÃO + NCM, e verifique a opção que mais se enquadra ao seu produto e a adicione ao cadastro no Collaborative.

Lembrando que a tabela de NCM é atualizada todo ano e alguns códigos podem expirar. Nesse caso, o Collaborative vai alertar que o NCM é inválido.


Artigos relacionados


comments powered by Disqus